sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Very Large Telescope- VLT


O VLT, tal como eu já referi na minha publicação anterior é um telescópio que pertence ao ESO, European Southern Observatory.
O Very Large Telescope, não é só um telescópio, mas um conjunto de 4 telescópios individuais, cada um possuidor de um espelho de 8.2 metros de diâmetro e 4 telescópios auxiliares móveis com espelhos de 1.8 metros de diâmetro cada. Estes telescópios podem funcionar separados em grupos de dois ou de três funcionando assim como um "interferómetro", o VLTI (Very Large Telescope Interferometer) que permite aos astrónomos a detecção de detalhes dos objectos que pretendem observar com uma precisão até 25 vezes superior ao que se poderia observar com um telescópio individual.
No VLTI, a luz que é recebida é combinada sob o solo através de um complexo sistema de espelhos, conseguindo então reconstruir imagens com uma resolução angular do mili-segundo, o que equivale a ver os faróis de um carro na Lua. 
Os telescópios com os espelhos de 8.2 metros (chamados Antu, Kueyen, Melipal e Yipun, sendo estes nomes com significados especiais que vocês podem saber nesta página: http://www.eso.org/public/teles-instr/vlt/vlt-names.html)  podem ainda ser utilizados individualmente e obter imagens de objectos que são 4 mil milhões de vezes mais ténues do que aqueles que conseguimos ver a olho nu.
O VLT possui também câmaras multi-canal de grande campo,
câmaras e espectrógrafos corrigidos por óptica adaptativa, assim como espectrógrafos multi-objecto de alta resolução, cobrindo uma extensa região do espectro.
Para mais informações, visite o seguinte site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Very_Large_Telescope




Pedro Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário