terça-feira, 16 de novembro de 2010

Descoberto Novo Método de Procura de Planetas Extrasolares

Estudos recentes permitiram que astrónomos da Universidade do Arizona, EUA, desenvolvessem um método para observar planetas ténues anteriormente escondidos pelo brilho das suas estrelas, possibilitando assim aos cientistas procurar planetas mais perto das estrelas do que antes era possível.

Com efeito, essas novas tecnologias ópticas desenvolvidas permitiram a confirmação pela equipa da existência e movimento orbital de Beta Pictoris b, um planeta com 7-10 vezes a massa de Júpiter, cuja órbita em torno da estrela Beta Pictoris, a 63 anos-luz de distância, é muito mais próxima do que qualquer outro planeta extrasolar previamente descoberto.



Fotografia do planeta Beta Pictoris b, utilizando as novas tecnologias desenvolvidas. O lado "mau" (brilhante) da imagem é visível à direita enquanto a brilhante região central da estrela (Beta Pictoris) foi tapada para permitir ao observador ver directamente o planeta à sua esquerda.
(Imagem da ESO)


A inovação destas novas tecnologias ópticas reside essencialmente num pequeno bocado de vidro com um padrão altamente complexo inscrito na superfície, instalado no VLT (Very Large Telescope) e designado de APP (Apodizing Phase Plate), que bloqueia a luz estelar de um modo muito particular, permitindo que os planetas apareçam na imagem cujos sinais eram previamente ocultados pelo brilho da estrela. Esta técnica implica um grande avanço na Astronomia. De facto, se astrónomos extraterrestres num outro sistema planetário estivessem a estudar o nosso Sistema Solar com a tecnologia previamente disponível para detecção através de observação directa, tudo o que veriam era Úrano e Neptuno. Com as novas tecnologias, já não é assim.

Além disso, a utilização do APP não é susceptível a perturbações, contrariamente aos sistemas convencionais de detecção de planetas extrasolares, tornando a observação muito mais fácil e eficiente.



Mais informações no link da notícia:
http://www.uanews.org/node/34773

Sem comentários:

Enviar um comentário