sexta-feira, 4 de março de 2011

Planetas com a mesma órbita.






Entre os dados reunidos até ao dia de hoje pelo telescópio Kepler foram encontrados uns bastante interessantes: um sistema planetário que possui dois planetas aparentes que partilham a mesma órbita em torno da sua estrela central.

No provável caso de esta descoberta ser confirmada irá representar um fundamento necessário para apoiar a teoria "Big Slpash" que afirma que a Terra partilhou a sua órbita com um corpo de tamanho aproximado a Marte que após conseguir possuir massa suficiente para contrariar a força gravítica que a mantinha em órbita estável, colidiu com presente "Planeta Azul" levando á formação da Lua.

Os dois planetas fazem parte de um sistema planetário composto por quatro planetas, denominado KOI-730. Estes realizam ambos uma volta completa em torno da sua estrela tipo-Sol a cada 9.8 dias já que se localizam a somente 60 graus de distância um do outro na mesma órbita.

A existência de dois planetas que partilham a mesma órbita é possível quando um corpo (como por exemplo um planeta) que orbita um outro muito mais massivo (uma estrela) possui um terceiro corpo que orbita estavelmente localizando-se num dos dois pontos de Largrange (pontos ao longo da órbita de um planeta nos quais a força de gravidade deste e da respectiva estrela do sistema planetário se anulam).

Simulações feitas por Robert J. Vanderbei da Universidade de Princeton sugerem que os planetas vão continuar a orbitar em sincronia pelo menos durante os próximos 2,22 milhões de anos antes de uma lua poder ser formada devido a um "Big Slpash".


Para mais informações visite o site: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2011/03/1_koi_730.htm


Sem comentários:

Enviar um comentário