sábado, 30 de abril de 2011

Gama Ray Burst - Quando um buraco negro "engole uma estrela"




Os vários telescópios da Nasa (Observatório Swift; o Telescópio Espacial Hubble e o Observatório de raios-X) unem forças para observar uma explosão de raios-gama de tal grau que se consta nunca antes se ter visto algo tão brilhante, duradouro e variável na história da astronomia.
Apesar da investigação ainda não ter acabado, os astrónomos dizem que esta invulgar explosão ocorreu quando uma estrela passou demasiado perto do buraco negro central da sua galáxia. As intensas forças deste buraco negro destruiram a estrela, e o gás dela continuou a "cair" para este. De acordo com esta hipótese, a rotação do buraco negro formou um facto efluente ao longo do seu eixo de rotação originando uma poderosa explosão de raios-gama e raios-X, sendo vista, se esse jacto estiver apontado na nossa direcção.
A maioria das galáxias, incluindo a nossa, contém um buraco negro central com milhões de vezes a massa do Sol, sendo que os buracos negros das galáxias maiores podem ser mil vezes maiores. A estrela que passou por lá, provavelmente foi vítima de um buraco negro com menos massa que o da Via Láctea, que tem uma massa de 4 milhões de Sóis.
Os astrónomos já tinham detectado estrelas perturbadas por buracos negros supermassivos, mas nunca nenhuma tinha mostrado o brilho em raios-X e a variabilidade observada nesta explosão, onde a fonte aumentou de brilho repetidamente (desde 3 de Abril que o brilho tem aumentado). A melhor explicação actual para este aumento de brilho é que estamos a olhar directamente para o jacto de "luz". Este aumento de brilho, chamado de radiante relativista, ocorre quando a matéria, ao mover-se perto da velocidade da luz, é vista quase de frente e permite-nos observar detalhes e obter mais informações que de outro modo perderíamos.



Para mais informações entra nestes sites:
-http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2011/04/8_grb_110328a.htm

-http://swift.gsfc.nasa.gov/docs/swift/swiftsc.html

Sem comentários:

Enviar um comentário